Skip to content

O lixo e o desperdício

31/10/2007

Lixo

A conversa da volta pra casa era sobre meio ambiente. Eles tinham participado de uma palestra, onde a CPFL falava de sistemas de produção de energia elétrica e sua relação com o ambiente, na PUC-Campinas.

A produção de energia onera seriamente o meio, afinal se não somos o vírus do planeta, somos uma espécie de avesso do rei Midas, que transforma em lixo tudo o que toca. E esse, aliás é um dos maiores problemas decorrentes da superpopulação do planeta: a grande quantidade de lixo que produzimos.

Não acho, por exemplo que o controle de natalidade seja um meio eficaz de resolvermos este problema: é sintomático. Afinal a teoria malthusiana já foi superada, fome não passaríamos e a tecnologia nos permitiria viver muito bem com muito menos lixo.

Em Jaguariúna, semana retrasada, aconteceu uma feira de exposição de tecnologia: a ExpoJaguariúna. A primeira coisa que vem à cabeça (cabeça moderna, jovem antenado) quando se fala em tecnologia, é computador, automação. Até tinha, e bastante, mas o que chamou mesmo a atenção foi o bolo de casca de banana. Não é que era gostoso mesmo.

De acordo com o Banco de Dados de Biomassa do Brasil, estima-se que a produção de lixo média diária por habitante seja de 600g – em São Paulo um pouco mais, 1Kg por habitante. São 219 a 365 quilos de lixo anualmente por pessoa. E cerca de 20% do lixo doméstico, calcula a Secretaria da Agricultura, são alimentos que poderiam ser reaproveitados.

O número de pessoas pro ativas é expressivo quando a questão é evitar o desperdício, mas as ações corretivas dependem tanto de míseras porcentagens, que o desperdício de um, por vezes anula o trabalho de muitos.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. nina permalink
    03/11/2007 12:48 pm

    O terceiro parágrafo não se sustenta. Você juntou dois conceitos de efeito “desenvolvimento tecnológico e teoria malthusiana” e achou q argumentação tava pronta…

  2. Ricardo Fernandes permalink
    07/11/2007 11:28 am

    Explorando melhor o conceito “desenvolvimento tecnológico”, têm-se um bom artigo.

    É isso aê, meu garoto!

  3. 28/12/2007 1:30 pm

    Que foto é essa, maluco?!
    Não conhecia seu blog.
    Muito bom!!!!

  4. 24/04/2009 10:59 am

    cade o texto

  5. MARCOS permalink
    28/04/2009 9:02 am

    LEGAL

  6. permalink
    28/10/2012 3:56 pm

    Texto fraco..

  7. 29/10/2012 12:24 pm

    é. é fraco mesmo. Eu tava aprendendo a me virar com as palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s