Skip to content

Para que serve um bom filme

20/12/2007
tags: ,

Há alguns dias conheci um novo jornal. Novo pra mim. Atende Jundiaí, Jarinú, Campo Limpo e Várzea Paulista desde 2001.

Na capa trazia a foto do novo delegado da polícia civil de Várzea Paulista ao lado de um título pra lá de sugestivo: “No embalo de Tropa de Elite, novo delegado fala grosso”.

Na foto, um senhor robusto, com ar de poucas palavras, ostentando um par de óculos escuros na pose enquanto, esquecidos, um outro par de óculos – esses de lente comum, sobre a mesa. Particularidade que me levou ao texto antes da remissão.

Já no texto, a linha fina anunciava e por menos incrível que pareça, foi o que me rendeu mais pesadelos. Que não gosta de ser chamado de ‘capitão’, mas que adota estilo parecido com o do Capitão Nascimento, dizia.

Esse maniqueísmo, de fazer leitura  limitada de um filme plural é que me preocupa mais. “No embalo de tropa de elite, porquê?”, sussurrou meu anjo da guarda (mesmo porque o diabo se ocupava de coisas mais relevantes). Talvez, segundo a comparação, o citado senhor sofresse d’algum distúrbio que o fizesse afirmar o quanto orgânica é a relação do homem como a instituição, no embalo do filme.

Mas ao contrário, as cenas do filme tiveram uma leitura preocupada com a diversão e aquele jornal falava da inconsequência do uso da força para resolver questões historicamente fundadas.

Não que aquele homem, o delegado, fosse pessoa violenta. Aliás, se mostrou bem simpático e eficiente no combate ao tráfico e aos homicídios nas cidades em que trabalhou. Mas o caso era o filme da ocasião.

Sim, caso queira saber, folheei o jornal. Li um ou outro texto menor. A anti-propaganda salvou a publicidade.     

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 21/12/2007 3:48 am

    Então a blogosfera ganhou mais um adepto? Boa sorte e valeu pelo link no blogroll. Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s