Skip to content

Inteligência Artificial

20/01/2008

BuzzO site Orange é um dos muitos sites em Flash, desses ultracriativos, que aumentam de número a cada dia. O jornal Bom Dia indicou neste fim de semana e chamou a atenção para uma característica: o site não tem fim!

Claro que não é uma afirmação categórica, mas não tive paciência, nem dedo pra rolar o scroll pra desbancar isso.

Mesmo porque bem antes do fim (?) do site, encontrei uma figurinha interessante. Buzz. Um “chatterbot” (robô conversador, numa tradução livre) dotado de Inteligência Artificial.

Incrível. Ele simula um diálogo como se fosse um ser humano.  Claro que entrei um milhão de vezes e fiz as mesmas perguntas – ele respondeu de forma diferente.

Buzz provoca o interlocutor o tempo todo com um certo sarcasmo. Fala sobre tudo com fluência e tem uma “personalidade” arrogante, que o deixa ainda mais interessante. O único problema é que ela não fala outras línguas, só inglês. Mas não admite ficar pra trás, se perguntado sobre outras línguas ele pede pra que o ensine algumas frases.

Enfim, não sei se fiquei com inveja, mas tentei dar um nó nele com silogismos. Só consegui seu silêncio.

Outro exemplo foi quando ele me perguntou o que eu iria fazer agora, após falarmos sobre animais, livros e política. Eu disse que iria matar algumas pessoas. Resposta: “Não existe crime perfeito”.

Intrigante. Seja a hora que for durante o diálogo, não sei se por instinto de preservação, mas o “bichinho” trava definitivamente diante de uma pergunta: “How can I download you?”

3 Comentários leave one →
  1. 22/01/2008 1:24 pm

    Cara, muito foda esse site da Orange.
    Meu, tecnologia fodida, pena que o robozinho não é muito chegado num xaveco on-line…
    Abração.

  2. 24/01/2008 9:48 am

    Ai meus sais…

    Testemunho que esse tal Buzz é mesmo muito espertalhão. Quando lhe perguntei se ele queria dar um passeio me respondeu: “Claro! É só me baixar no seu laptop…”
    Questionadao sobre como fazê-lo, ele trava!

    Vai entender… Talvez não tenha se identificado tanto assim comigo…

  3. 18/05/2008 2:53 am

    Estou há horas nesse maldito site; preciso agora de tratamento terapêutico, já que me viciei. Por outro lado, o Buzz é bastante limitado. Ele tem respostas padrões pra algum grupo de palavras. Portanto, se você escreve lá alguma coisa sem sentido algum, mas põe entre os vocábulos a palavra “god”, ele se sai coma resposta repetida.

    Mas me diverti muito.

Deixe um comentário

