Skip to content

Primeiro as damas

09/06/2008

A 1º Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais, realizada no final de semana em Brasília, concedeu às moças uma atitude de cavalheirismo. Mudaram a sigla do movimento de GLBT para LGBT.

Com as lésbicas na frente, segundo o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais, Toni Pires, uma antiga reivindicação delas foi atendida. A reivindicação coloca em cheque o machismo e tenta, de um golpe, cortar as raízes da homofobia, atrelada à preponderância masculina na nossa sociedade.

Só não se preocuparam com os cacófanos advindos da recolocação das meninas no nome do movimento. Ou será que, quando forem ler o LGBT por extenso, no singular, vão dar uma longa pausa entre os nomes?

As mulheres são alvo das sanções machistas em amplos e variados sentidos. Inclusive, ao que parece, quando são colocadas à frente pela polidez do gesto cavelheiro, que pode esconder um gesto machista. O senso comum coloca a feminilidade como sinônimo de fragilidade e daí partem as concessões e gentilezas masculinas ao gênero oposto (eu diria complementar, mas… pensando bem).

As travestis é que talvez sofram a maior crise de identidade, neste caso. Ou seriam desacreditadas da própria condição ou tratadas pelo sexo em que nasceram – e, portanto também transgredidas. Não recebem cavalheirismos, pelas mulheres que são, nem são cavalheiras, por homens que nasceram.

Tão enraizados como os valores machistas, estão as visões limitadas de gênero. Elas que nos definem como macho e fêmea apenas, e se reproduzem mesmo dentro do movimento gay (lésbico, que seja), onde por definição desconstrói-se esses conceitos.

A minha amiga Luciana Tartuce pondera:

– Cavalheirismo não é machista… pelo menos na semana dos namorados, né?

Post relacionado aqui

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s