Skip to content

40 anos de uma dúvida

10/07/2008

Mais o menos por essa época, ano que vem (2009), teremos um grande fenômeno envolvendo a Lua. Não é um eclipse, nem uma colisão catastrófica, mas a comemoração dos 40 anos da expedição que levou Neil Armstrong & friends ao nosso querido satélite.

A viagem da Apolo 11, que tinha a bordo Neil Alden Armstrong, Michael Collins e Edwin Eugene ‘Buzz’ Aldrin Jr., foi a primeira expedição com tripulação humana à Lua. Em meio à Guerra Fria, significou um contra-ataque dos EUA à União Soviética, que 8 anos antes havia posto Yuri Gagarin pra dizer que a Terra é azul na órbita do planeta.

Mas se a gente digita “homem lua” no Google, o primeiro link é do site A Fraude do Século, de um cara que chama André Basílio. O site chuta o pau da espaçonave e diz que prova por A + B que foi uma encenação. E mais: sugere que tudo tenha sido dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick.

A real é que as provas do site são convicentes e chegam a por uma meia dúzia de caraminholas na cabeça. Mas a revista Época se pôs na contramão do negócio e publicou um texto (artigo?) do Fabrício Marques, Conspiração lunática, que tenta desmentir o desmentido e reestabelecer a paz.

O “A Fraude do Século” chegou a protocolar um requerimento na Kodak, fabricante do filme que supostamente(?) fotografou a expedição à Lua. A empresa disse, segundo o site, que o filme não aguentaria as condições da viagem. Por outro lado, a Época diz que falou com a NASA, que justificou alguns “erros” apontados pelo site descrente.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 10/07/2008 3:33 pm

    Eu também sou desses que adoram alimentar teorias da conspiração. Não creio também que o homem tenha ido à lua aquela vez. E tampouco alguma outra posterior. É como o café descafeinado: uma fraude da qual não há escapatória mesmo que depois você queira tomar um “Pilão” comum. A mácula já foi feita. No caso do descafeinado, a não-mácula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s