Skip to content

Web arqueologia resgata os 100 sites mais antigos

30/12/2008

Primeiro layout do Google

Primeiro logo do Google

Era março de 1985, quando a bordo do seu supercomputador Tandy 1000 — monitor 16 cores e HD de 20Mb —, o norte-americano Russell Noftsker fundou o Symbolics.com. O site foi considerado pela revista PCWorld/EUA o domínio mais antigo da internet, que publicou no dia 30 (terça) a lista dos 100 sites pioneiros da rede.

Apesar de os arquivos da web (wayback machine) só nos levarem de volta até metade da década de 90, as ruínas já têm um quê de arqueológicas. É uma pena, mas não há mais registros destes sites em seu formato original. Quem não conheceu a BBS, talvez não tenha como imaginar sites mais arcaicos que os de 15 anos atrás.

Um exemplo desta mudança é o site da IBM, que atualmente tem apresentação em flash — tudo de novo —, mas que há 12 anos era uma página em branco com links alinhados à esquerda. E o Google, que foi ao ar em novembro de 1998, era uma criança com apenas 25 milhões de páginas indexadas — hoje passam dos 5 bilhões.

Layouts do site da IBM em pouco mais de dez anos

Layouts do site da IBM em pouco mais de dez anos

A impressão de que o tempo tende a acelerar cada vez mais e engolir-nos como um ralo se confunde com a idéia de que o futuro é das máquinas 2 em 1. Os celulares que são câmeras e banda larga, pra que você possa estar no trabalho, se sentir em casa e acionar a geladeira pra que compre o que falta e debite tudo do cartão de crédito.

Com o toque de um dedo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s