Skip to content

Rio de Janeiro vai destituir os destituídos

05/01/2009

O secretário de ordem pública do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem, inicia nesta segunda feira (5) o dia D, do choque de ordem urbana. A ação vai combater moradores de rua, flanelinhas, ambulantes, donos de construções irregulares…

Leia-se os já oprimidos vão perder o único lugar que os abrigava de maneira parcamente digna: o espaço público. E por público entende-se o convívio onde nada é de ninguém, mas do conjunto. Logo, é impossível distituir o espaço público de alguém.

O secretário declarou que o maior desafio seria acabar com os moradores de rua. Desafio nada. É só fazer o que eles já têm rico histórico: lembram da Candelária?

A ordem jamais será estabelecida a partir de atitudes reacionárias e de higiene social como essa. E, públicamente, uma pessoa que tem o dever de zelar pelo patrimonio social e pela integridade das pessoas, dizer que o espaço público “não é para servir de moradia”, é degradante.

Óbvio que não é para servir de moradia, aliás, mesmo a quem dorme na calçada, aquilo não é moradia. Ou então resume-se o conceito de lar ao de uma máquina de dormir e não do conjunto de condições e de aparatos para o conforto, a garantia da auto-estima e da proteção do ser humano, que minimamente deveria ser.

Lamentável, Rodrigo Bethlem.

Isso só corrobora as ações propagadas na década de 70 pelo Clube de Roma, citadas em entrevista por Bautista Vidal, de que três quartos da humanidade deve ser exterminado. Esse montante, não por acaso, corresponde ao número de pobres e miseráveis do planeta.

P.S.: destituir.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s