Skip to content

Brincadeira sem graça

15/01/2009

kitchen-copiaFui ao shopping. Coisa que, ultimamente, tenho feito muito, pois trabalho próximo ao shopping Eldorado, na beirinha da Marginal Pinheiros. E hoje inspirei-me a passear pelo shopping.

Encantou-me uma loja imensa de brinquedos, com caixas coloridas, bonecos de pelúcia e pelúcias que parecem de verdade. Entrei pra ver preço e respondi à simpática vendedora que procurava brinquedo para criança de dois anos.

— Menino ou menina?

Responderia tanto faz, apesar de se tratar de uma menina.

— Menina.

Aí percebi o porque da pergunta. Do lado oposto ao que a moça me indicou, ficava o dos meninos. Cheio de armas e guitarras e uma selva de brinquedo pra abrigar o Max Steel.

E passo a passo eu me afundava numa bolha cor de rosa, com bonecas que trocam de roupa e cozinhas ultra-equipadas, pôneis e miniaturas da Xuxa. Um mundo perfeito de glitter e fantasia para ajudar a povoar o mundo de mulheres imbecilizadas, submissas e sem personalidade.

Já os meninos não. Eles serão fortes, saberão manipular armas, carros, jet-sky; eles tocarão guitarras e farão das mulhers — as cor-de-rosa— mais um de seus brinquedos. Nada que não seja provado por uma miniautura de família, do lado dos meninos, onde o pai tem uma maleta tipo executivo e a mãe uma colher de pau.

Estruturas centenárias, milenares, reproduzidas e encontrando eco numa loja onde o lúdico assenta as camadas da personalidades dos pequenos humanos. Uma brincadeira irresponsável, no mínimo.

Os bonecos dos Simpsons, pasmem, estavam do lado dos meninos.

Antes fossem brinquedos como esses e esses.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s