Skip to content

Bob, a esponja proletária

18/02/2009

O Michaelis diz que fenda é uma abertura estreita, uma racha ou greta. Pois é na Fenda do Bikini que mora Bob esponja, que segundo a revista norte-americana Variety, é o desenho mais visto na China, o país cuja Internet é a mais moralizada do mundo.

Comunista, a China vê seus jovens rirem com as trapalhadas da esponja do mar que trabalha numa lanchonete de hambúrgueres, cujo dono tem ideia fixa com dinheiro. Soma lucros, é sovina, todo o estereótipo do capitalista.

O desenho da esponja quadrada também é palco de uma disputa pela hegemonia, protagonizada pelo anti-herói Plankton. Plankton mora numa lata de lixo, é um típico miserável, exceto pelo fato de ter como única aspiração a conquista de fama e poder através do roubo da fórmula dos hambúrgueres do Siri Cascudo, que são um sucesso.

O desenho é uma fábula moderna que traça uma metáfora simples do ponto de vista ocidental e reacionário das relações sociais. Apesar de funcionar como um tipo de sarcasmo, muito usado pelos Simpsons, o desenho cristaliza os estereótipos que o mundo chinês, cercado de aparatos de defesa de sua cultura e moral, rechaça.

Existem teorias sobre a decadência das civilizações. Elas apontam para que a cultura seja indicativo da ruína das sociedades; mais especificamente a música indica isso. Mas paralelo feito, dizem que o futuro começa assim, com a cultura das crianças.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. William Oliveira permalink
    18/02/2009 5:24 pm

    Adoro quando você vira uma mistura de Bauman com Slavoj Zizek…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s