Skip to content

Impunidade é planfleto, no Brasil há um paradigma

25/03/2009

No Brasil não existe impunidade. É uma questão de jurisprudência, de paradigma. E só. A justiça tarda, falha, mas só age quando os réus são pobres e, inexoravelmente, desconhecem seus direitos e não têm bons advogados. Para bons advogados, entenda-se advogados com extensos currículos na defesa de grandes bandidos.

No último sábado, 21, quatro jovens entre 24 e 31 anos pegaram seus carros e foram passear na rodovia Washington Luís. Não fosse pelo sobrenome de dois dos jovens, irmãos, seria apenas mais um passeio de amigos da classe abastada, abarrotada, glutona e pegajosa deste país que se arrasta e não provê o mínimo aos seus.

O fato de os quatro garotos, entre eles dois sobrinhos do ex-banqueiro italiano Salvatore Cacciola — preso em 2008 —, terem pego seus carros e dirigido imprudentemente, segundo a polícia rodoviária, a mais de 200Km/h e um deles batido numa Kombi, placa LTA0264 — cujo dono sequer teve a glória de sair em uma linha das reportagens que cobriram o caso —, não significa nada. Os quatro jovens foram detidos em flagrante, recusaram-se a prestar depoimento e foram embora. Vão aguardar em liberdade uma audiência marcada para o longínquo 8 de maio.

O tio de dois dos garotos, que dirigiam um Porsche Cayman e um Audi S5, foi preso por peculato e gestão fraudulenta de instituição financeira — o banco Marka. Salvatore foi condenado a treze anos de prisão, mas foi encaminhado ao cárcere sem algemas, pois sabia de seus direitos. E por ter um bom advogado, tenta colocar a justiça em contradição tanto quanto possa. Mas segue preso, dez anos depois de cometer os crimes.

Quem pode, vai continuar podendo. E quem nunca pôde, segue se conformando.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 29/04/2009 5:19 pm

    No hay más banda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s